ACUPUNTURA

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, denominados “meridianos” ( canais de energia, onde se localiza “pontos ” que deverão ser estimulados tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano ).

Podem ser utilizados neste processo:

– Agulhas;

– Ventosas;

– Massagens;

– Laser;

e até o calor proveniente da queima da moxa (moxabustão).

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura.

Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão:

-dores em geral (especialmente do aparelho músculo-esquelético);

– gastrite;

– stress;

– distúrbios hormonais;

– insônia;

– asma;

– distúrbios menstruais;

– paralisia facial;

– sinusite;

– incontinência urinária e outras.

Deve-se procurar a acupuntura de preferência, no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo.

O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doença.

A acupuntura pode ser associada a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

A acupuntura não deve doer. Eventualmente podemos acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele, causando dor. Neste caso, deve-se informar ao acupunturista, que corrigirá a inserção da agulha.

ACUPUNTURA

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool , as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de quinze minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. As sessões posteriores são aproximadamente iguais.

Em alguns casos, As agulhas podem permanecer na pele após a sessão. Deixa-se uma agulha pequena coberta com esparadrapo no período entre uma sessão e outra, para que haja estímulo do ponto durante todo este tempo. A agulha de demora, como é chamada, pode ser molhada, recomendando-se que seja retirada ao primeiro sinal de incômodo.

Usualmente a freqüência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras. Como por exemplo, dores lombares de origem músculo-ligamentar com menos de seis meses de duração exigem em média, cinco sessões até o seu controle.

Geralmente a alta acontece na ausência dos sintomas que levaram o paciente ao consultório. Em princípio sessões de manutenção não são necessárias, mas o paciente deve retomar o tratamento se notar que os sintomas estão reaparecendo. Neste caso, quanto mais cedo, mais rápido o resultado.

O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente elucidado. Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas.

A acupuntura teria também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal.

A acupuntura é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.

Há similaridades entre os efeitos da acupuntura e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.

ACUPUNTURA SISTEMICA 03