TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS

O tratamento estético facial ideal é sempre aquele recomendado por um profissional especializado que leva em consideração: o problema em questão (quadro dermatológico), o objetivo desejado, características orgânicas e a idade do paciente.

Somente avaliando minuciosamente todos estes detalhes será possível atingir um resultado satisfatório.

Em cada fase da vida o organismo funciona dentro de uma dinâmica de metabolismo, reação e resistência – assim como deficiências – logo, os recursos que cada procedimento estético deve utilizar precisam corresponder a essa relação.

Segundo um estudo realizado pelo IBMR/RJ (Núcleo Estética e Cosmetologia) em 2012, os tratamentos mais aplicados pelos profissionais do segmento e com os melhores resultados, vem sendo classificados da seguinte forma:

Grupo 1→ Entre 15 e 20 anos

Grupo 2→ Entre 25 e 30 anos

Grupo 3→ Entre 35 e 45 anos

Grupo 4→ A partir dos 45 anos

 

ACNE

GRUPO 1 – entre 15 e 20 anos

Fase em que os problemas de pele, em geral, surgem em resposta à atividade hormonal intensa e em ajustes dessa.

Ao final desta fase, é que esses sinais vão desaparecendo e dando lugar a uma estabilidade maior de funcionamento das glândulas responsáveis pela hidratação e vigor da pele.

 

 

 

 

PROBLEMAS COMUNS

Acne, manchas, oleosidade excessiva.

 

TRATAMENTOS MAIS APLICADOS

– Limpeza de pele (Inclusive profunda),

– Micro-dermoabrasão,

– Técnica de Alta Frequência,

– Desincruste,

– Iontoferese,

– Peelings.

 

 

RUGASGRUPO 2 – entre 25 e 30 anos

Fase complexa, principalmente para a mulher. Agregando à rotina: preocupações da vida diária, fatores psicológicos e emocionais relacionados à chegada da maturidade, início do processo de regressão da oleosidade da pele e de queda na produção de colágeno e elastina.

 

 

 

PROBLEMAS COMUNS

Surgimento das primeiras marcas de envelhecimento (pés de galinha), marcas ainda finas de expressão, micro pontinhos avermelhados (sensação de envelhecimento), possível ressecamento da pele.

 

TRATAMENTOS MAIS APLICADOS

– Hidratação (Inclusive profunda),

– Máscaras para rejuvenescimento e tensoras,

– Ionização com vitamina C.

 

 

RUGAGrupo 3 – entre 35 e 45 anos

Uma das fases mais complicadas para qualquer mulher (tanto psicológica, quanto estética). É nessa fase que as características relacionadas ao envelhecimento da pele se tornam mais evidente, normalmente ela fica mais seca e como a produção de elastina e colágeno já está comprometida a perda da elasticidade, tônus e brilho da pele é real.

 

PROBLEMAS COMUNS

As rugas e linhas de expressão ficam mais acentuadas, inclusive no contorno da boca, olhos e na testa (a pele perde o poder de retenção da umidade).

Esse é o período em que a aproximação da menopausa promove uma grande virada hormonal que afeta a pele com possibilidade de manchas, perda de contorno facial e firmeza.

 

TRATAMENTOS MAIS APLICADOS

– Drenagem linfática facial,

– Máscaras rejuvenescedoras (argila, porcelana, ácido bio-hialurônico, giseng e ouro),

– Peelings químicos e mecânicos,

– Técnicas de radiofrequência,

– Técnica de rejuvenescimento (atua nas laterais da face deixando suas fibras de colágeno tensas e compactando as células de gordura).

 

 

RUGAS SENHORAGrupo 4 – a partir dos 45 anos

A partir dos 45 anos tudo começa a tomar uma proporção ainda maior no que se relaciona à fisiologia da mulher. O modo como a sua vida foi conduzida se reflete mais claramente, tanto na pele quanto na saúde de uma forma geral.

Com o agravante da menopausa, a pele normalmente se torna mais frágil e fina apresentando os sinais de idade e marcas de expressão mais explicitamente.

 

 

 

 

 

PROBLEMAS COMUNS

Rugas e linhas de expressão acentuadas (olhos, contornos e vincos da boca, testa e maçãs do rosto).

Esse é o período em que a menopausa promove uma nova grande virada hormonal e afeta em muito a perda de tônus, brilho e viço da pele.

 

TRATAMENTOS MAIS APLICADOS

– Drenagem linfática facial,

– Máscaras rejuvenescedoras (argila, porcelana, fios de seda, ácido bio-hialurônico, ouro e outras),

– Peelings químicos e mecânicos,

– Técnicas de radiofrequência (estímulo à produção de colágeno),

– Técnica de rejuvenescimento (atua nas laterais da face deixando suas fibras de colágeno tensas e compactando as células de gordura),

– Mini-lifting e lifting estético

São diversos e super eficazes os protocolos para cuidados com a saúde da pele e seu rejuvenescimento, mas é preciso aconselhamento profissional para se recorrer aos adequados, principalmente, aos problemas comuns por faixa etária. Ainda assim, o trabalho completo não fica por conta exclusiva destes tratamentos, e sim também pelos cuidados rotineiros que cabem ao paciente, como:

– Alimentação balanceada,

– Ingestão de muita água,

– Uso de bons hidratantes (adequadas ao tipo de pele),

– Manter a pele limpa (período noturno – durante o sono)

– Proteção solar absoluta.

 

FONTE: Pro-corpo/IBMR/Núcleo Estética/Estética in Rio