OZONIOTERAPIA

Uma das maiores descobertas da história, esta é uma técnica terapêutica que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. Usada no tratamento de um amplo número de patologias, a Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolado e complementar.

Há séculos utilizado por países desenvolvidos e com benefícios comprovados por inúmeros estudos, o ozônio tem excelentes propriedades medicinais, como:

  • Anti-inflamatórias;
  • Antissépticas;
  • Modulação do estresse oxidativo;
  • Melhora da circulação periférica e da oxigenação.
clique aqui para tirar suas dúvidas

O tratamento com ozonioterapia já é utilizado em pelo menos 250 doenças, que incluem:  

Problemas circulatórios e articulares;
Enfermidades inflamatórias e infecciosas;
Feridas decorrentes do diabetes;
Complicações decorrentes do câncer

Vários tipos de câncer, ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da Radioterapia e da Quimioterapia.

Diversos problemas circulatórios

Doenças virais, como hepatite e herpes.

Feridas de origem vascular, arterial ou venosas, úlceras diabéticas e por insuficiência arterial

Queimaduras de diversos tipos.

Hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares.

Dores articulares decorrentes de inflamações crônicas.

Colites e outras inflamações intestinais crônicas.

Condições e doenças de idosos

Imunoativação geral.

clique aqui para tirar suas dúvidas

O ozônio medicinal pode ser indicado para diversos tratamentos, entre eles:

Problemas circulatórios;
Diversas doenças e condições do paciente idoso;
Doenças causadas por vírus, tais como hepatites, Herpes simples e Herpes zoster;
Feridas com infecções ou inflamadas, de difícil cicatrização como úlceras, feridas de origem vascular, arterial ou venosas (varizes), úlceras por insuficiência arterial, úlcera diabética, riscos de gangrena;
Colites e outras inflamações intestinais crônicas;
Queimaduras;
Hérnia de disco, protusão discal, dores lombares;
Dores articulares decorrentes de doenças inflamatórias crônicas;
Imunoativação geral;
Terapia complementar para alguns tipos de câncer.

Quais os benefícios do tratamento com ozonioterapia?

 São tantas as possibilidades oferecidas pelo uso do gás que não é possível determinar com exatidão o número de enfermidades, que podem ser tratadas através dele. De problemas de circulação, até doenças virais, inflamações crônicas intestinais e tratamento de tecidos, o método proporciona uma recuperação rápida e efetiva contra os mais variados tipos de problemas.

O tratamento com ozonioterapia é capaz de combater germes e bactérias, contribuindo para a recomposição de tecidos que apresentam dificuldades de cicatrização.
Feridas inflamadas ou infeccionadas podem receber o tratamento, pois o ozônio é capaz de desinfeccionar a área afetada. Sua ação contra invasores é tão poderosa que sua aplicação é eficiente até contra a ação de vírus!

No caso do vírus da hepatite, por exemplo, o ozônio é capaz de quebrar as suas membranas e o dissolver no organismo, auxiliando o corpo na produção de anticorpos

Sejam dores provocadas por inflamações ou problemas articulares, o tratamento de ozonioterapia pode auxiliar no alívio e melhora da qualidade de vida do paciente.
Sem efeitos colaterais e com poucas contraindicações, a técnica é capaz de servir como um tratamento complementar ao combate de dores na coluna, uma vez que não interage com nenhum medicamento relacionado ao problema.
Com intervenções indolores, a ozonioterapia pode evitar a realização de cirurgias, tratando não apenas dores da coluna mas também de lombares, rompimento de ossos e traumas em geral.

Além do seu efeito contra as dores, que contribui para a diminuição do uso de analgésicos, a terapia também traz a capacidade de regeneração de cartilagem, tornando-a eficaz para situações como problemas no joelho.
Ao corrigir a origem do transtorno, pode-se dizer que o tratamento vai além do alívio da dor, sendo efetivo na eliminação de patologia em si!
É o caso das hérnias de disco, em que o ozônio é capaz de aliviar as dores através do tratamento de aplicação diretamente no disco, que proporciona um efeito anti-inflamatório

Como se não bastasse as vantagens proporcionadas à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o ozônio ainda pode apresentar uma série de aplicações estéticas!
No tratamento da celulite e gordura localizada, ele é capaz de romper as membranas das células gordurosas, liberando-as e dissolvendo-as no corpo.
Ao ativar a microcirculação e circulação periférica, a ozonioterapia atua ainda sobre os glóbulos vermelhos e oxigena os tecidos, melhorando também o aspecto da pele.
Atuando contra a má circulação, o tratamento é um poderoso aliado no tratamento de varizes, apresentando resultados muito mais satisfatórios do que os métodos convencionais.

Ozônio para fins estéticos

O ozônio é administrado por diversas maneiras, nos tratamentos estéticos. Eles podem ser feitos por vias tópicas (passando óleo ou água ozonizada no local), banho e sauna de ozônio, intramuscular, intra-articular, insuflação (retal e vaginal), subcutâneo, entre outros meios.
Entenda os tratamentos que podem ser realizados com o ozônio e quais os benefícios aliados na estética de alguns procedimentos:

– Ativa o sistema imunológico e aumenta a proteção com antioxidantes.
– Altamente eficaz em problemas vasculares.
– Reverte o processo de envelhecimento.
–  O uso tópico e externo é bastante eficaz para acne, queimaduras, úlcera na perna, feridas, eczema e outros problemas de pele.
– Acelera a cicatrização.
– Insuflação retal com ozônio funciona para colite, proctite, prostatite, candidíase e fissura anal.
– Insuflação vaginal trata candidíase e diversas formas de vaginite.
– Rejuvenescimento da pele nas mãos e colo.
– Combate a celulite aliado a tratamentos estéticos.
– Ação capilar para combate de seborreia e caspa.

Os tratamentos acima constituem apenas algumas das muitas possibilidades que a ozonioterapia estética proporciona! Confira a lista com mais algumas das utilizações da ozonioterapia na estética:

  • Trata acnes e a queda de cabelos;
  • Atua na flacidez da pele e na redução da papada;
  • Rejuvenescimento da derme, redução de manchas na pele (hipercromia);
  • Proteção da pele facial e a redução das marcas da idade;
  • Ação eliminatória de estrias, celulites e gorduras localizadas.

Por ser uma molécula produzida pelo próprio organismo o ozônio não causa nenhum  dano ou efeito colateral no corpo, ou seja, não há riscos de alergia ou irritação na pele, e sem contra indicações!

É importante ressaltar que apenas médicos credenciados podem fazer a aplicação dos procedimentos da ozonioterapia na estética. Assim como a determinação das quantidades e segurança no uso, afinal, cada protocolo exige uma ação diferenciada.

Aplicação da Ozonioterapia na Estética:

Para cada causa de tratamento há procedimentos diferentes. Isso vai variar da recomendação do profissional.

Os meios mais comuns e menos invasivos são a utilização de água ozonizada, bag plástica, óleos ozonizados. Além do uso local, que seria a aplicação de injeções musculares, articulares e as injeções subcutâneas. Esse é um dos modos mais ativos entre os esteticistas, por conta dos efeitos rápidos.

A ozonioterapia, por ser uma técnica indolor, de resultados rápidos, e de fácil aplicação, torna-se uma grande aliada para quem deseja se manter saudável e bela(o).

Talvez uma das funções mais importantes da utilização do ozônio esteja na complementação aos tratamentos de câncer.
A técnica é capaz de reduzir os efeitos nocivos da radioterapia e da quimioterapia, pois a substância ativa o sistema imunológico comprometido em razão da doença.

 O ozônio ainda ajuda a aumentar a taxa de oxigênio nos tecidos e a regular a resposta inflamatória, aumentando a capacidade física do paciente e combatendo as células cancerígenas. 

Conheça mais sobre a técnica que também pode fazer a diferença na sua vida!
A Ozonioterapia é uma técnica que está se expandindo pelo mundo inteiro!
Além de contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de diversas pessoas, o método ainda proporciona maior economia e viabilidade ao dispensar o uso de alguns medicamentos e a ocorrência de procedimentos cirúrgicos.